Eleições da Argentina – O “Estado Mínimo”de Javier Milei em Alana

javier milei e alana

Quando escrevi “Alana”, onde você pode adquirir neste link, procurei usar de referência o máximo do imaginário cyberpunk disponível. Não queria reinventar a roda, as chances disso dar errado, considerando que na época, eu fosse um escritor iniciante, eram muito grandes. Me dediquei a escrever a melhor história possível usando a bagagem de décadas acompanhando o gênero, de livros, filmes e RPGs. Visto que o cyberpunk é, na maioria das vezes, pessimista, um elemento recorrente que encontramos nessas obras é o chamado “Estado mínimo”, bastião principal que levou Javier Milei a se tornar presidente da Argentina, nas eleições de 2024.

Agora eleito, Milei pretende cortar os gastos públicos de forma drástica, incluindo acabar com o Banco Central, a dolarização da economia e a extinção de pelo menos dez ministérios, do Ministério da Educação, o Ministério da Mulher, Gênero e Diversidade, o Ministério da Cultura, entre outros. Um vídeo pitoresco nas redes sociais, onde ele arrancava adesivos que simbolizavam tais ministérios de um quadro, foi comparado a “scats” da série “The Office”. Incrível como figuras caricatas ganham força nessa nova onda (não tão nova, na verdade) da extrema-direita, representada por Donald Trump, Jair Bolsonaro e agora, um líder mundial que afirma ouvir conselhos da alma do cachorro morto.

Voltando ao meu livro, “Alana” apresenta um estado que não se importa com a qualidade de vida do cidadão e totalmente submisso a grandes corporações. Além disso, testemunhamos a vida de alguns dos personagens serem totalmente arruinadas pelos interesses corporativos e sem o devido amparo do estado. Minerva perdeu a esposa. Jello, as pernas. Até mesmo Amanda, um agente do Estado, teve sua vida colocada em risco graças ao mercado.

A grande verdade é que não existe Estado Mínimo. Se o estado parece mínimo para você, está grande e generoso para alguém. E geralmente, esse alguém tem mais zeros na conta bancária do que gerações de sua família terá.

No dia seguinte da eleição de Javier Milei, a bolsa de valores argentina estava em alta.

Para conhecer mais sobre minhas obras, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *